Junho 24, 2024
Biografia do Presidente da República de Angola: João Manuel Gonçalves Lourenço

Biografia do Presidente da República de Angola: João Manuel Gonçalves Lourenço

Biografia do Presidente da República de Angola: João Manuel Gonçalves Lourenço

Fez os seus estudos primários e secundários na Província do Bié, onde seu pai se encontrava na situação de residência vigiada por 10 anos, após ter estado, de 1958 a 1960, na prisão de São Paulo em Luanda, pelo exercício de actividade política clandestina, enquanto enfermeiro do Porto do Lobito.

De 1983 a 1986, foi designado pelo Presidente da República e Comandante Em Chefe das Forças Armadas para desempenhar as funções de Comissário Provincial do Moxico e Presidente do Conselho Militar Regional da 3ª Região Político Militar.

De 1986 a 1989, por decisão do Presidente do MPLA e da República de Angola, é designado para desempenhar as funções 1º Secretário do Comité Provincial do MPLA e de Comissário Provincial de Benguela.

De 1989 a 1990 é nomeado para desempenhar as funções de Chefe da Direcção Política Nacional das FAPLA, ascendendo ao generalato das FAPLA.

De 1991 a 1998, passou a desempenhar as funções de Secretário do Bureau Político para a Informação e, cumulativamente por um curto período de tempo, a de Secretário do Bureau Político para a Esfera Económica e Social, tendo assumido igualmente o cargo de Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA

Na sequência do IV Congresso Ordinário do MPLA, é eleito pelo Comité Central para desempenhar as funções de Secretário Geral do MPLA de 1998 a 2003, assumindo nesse período a função de Presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional.

De 2003 a Abril de 2014, desempenhou as funções de 1º Vice-Presidente da Assembleia Nacional.

General na reforma, é designado, por Decreto Presidencial, Ministro da Defesa Nacional em Abril de 2014.

Integra o Comité Central do MPLA desde 1985, é membro do Bureau Político do Partido desde 1990, tendo sido eleito pelo Comité Central a Vice-Presidente do MPLA, na sequência do VII Congresso Ordinário do MPLA, realizado em Agosto de 2016.

É casado com Ana Afonso Dias Lourenço e pai de 6 filhos.

Praticou futebol e karaté, além de ter como passatempo a leitura, o xadrez e a equitação.

Para além da Língua Portuguesa, fala Inglês, Russo e Espanhol.

Deu continuidade aos seus estudos em Luanda, na então Escola Industrial de Luanda e Instituto Industrial de Luanda. Após a queda do regime fascista em Portugal, na companhia de outros jovens, juntou-se à luta de libertação nacional na República do Congo em Agosto de 1974, tendo feito a sua primeira instrução político-militar no Centro de Instrução Revolucionária (CIR) Kalunga.

Integrou o primeiro grupo de combatentes do MPLA, que entraram em território nacional via Miconge, em direcção à cidade de Cabinda, após a queda do Regime Colonial Português.

Em vésperas da Independência, participou nos combates na fronteira do N’Tó/Yema e em outras contra a coligação FNLA/Exército Zairense, culminando com a derrota dessas forças que pretendiam ocupar o território daquela Província de Angola.

Durante a sua participação na luta de libertação e logo após a proclamação da independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, fez formação em artilharia pesada, exerceu funções de Comissário Político em diversos escalões, desde pelotão, companhia, batalhão, brigada e de Comissário Político da 2ª Região Político-Militar em Cabinda, entre 1977/78.

Na sequência do esforço de qualificação das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola – FAPLA, parte para a então União Soviética, de 1978 a 1982, de onde, para além da formação militar, trouxe o título de Mestre em Ciências Históricas, obtido na Academia Político-Militar V.I. Lénine.

De 1982 a 1983, participou nas operações militares no centro do país, Kwanza Sul, Huambo e Bié, com posto de comando no Huambo.

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *