Janeiro 25, 2025
Oculte as Tuas Intenções

Oculte as Tuas Intenções

A leitura é a estrada mais luminosa, o trilho mais engenhoso, o atalho mais económico e o caminho mais ético para a criação de novos mundos e a transformação de todas as realidades. 

É com esta visão que nasce a iniciativa de trazer, de forma recorrente, capítulos do emblemático livro “As 48 Leis do Poder”, de Robert Green. Os textos são extraídos do Invictus Prime – Liderança e Management, um percurso que concentra esforços na edificação da liderança em três dimensões fundamentais: pessoal, familiar e organizacional/empresarial. Invictus Prime não se limita a formar líderes, mas a moldar visionários capazes de transformar desafios em oportunidades, sonhos em realidades, e realidades em legados.


Lei do Poder N. 3: Oculte as Tuas Intenções – Um pilar para liderança e gestão

Caros líderes Invictus Prime, no mundo da liderança, onde cada passo pode determinar o sucesso ou o fracasso, revelar as tuas intenções é como entregar o mapa dos teus sonhos a quem talvez deseje frustrá-la. Se queres, realmente, liderar com propósito, precisas dominar a arte de ocultar os teus planos. Não é questão de enganar, mas de proteger aquilo que ainda está a ser construído, até que esteja sólido o suficiente para resistir a qualquer tempestade.

Ser líder não é apenas inspirar e agir; é saber quando, como e o que revelar. Este é o tipo de inteligência estratégica que queremos cultivar com o percurso Invictus Prime

A Estratégia de Um Líder Visionário

Um verdadeiro líder compreende que a imprevisibilidade é uma arma poderosa. Revele demais e verá os outros usarem as suas ideias contra si. Esconda as suas intenções, seja paciente e aja apenas no momento certo. Esta não é uma lição de desconfiança, mas de estratégia. Quem constrói um mundo melhor precisa de foco, firmeza e discrição.

Se olharmos para a história, encontramos inúmeros exemplos de líderes que souberam esconder os seus planos. Um caso excelente é extraído na história da Rainha Jinga Mbande, a nossa guerreira do Ndongo e Matamba. Quando confrontada pelos colonizadores portugueses, ela negociava com calma, enquanto fortalecia as suas tropas e montava uma resistência que surpreendeu os seus inimigos. Jinga compreendia que falar antes do tempo era perder força. “O leão que ruge sem necessidade perde a presa”, como diz o provérbio swahili.

Como aplicar a Terceira Lei do Poder no teu dia a dia?

Ocultar intenções não significa manipular. Significa resguardar. A liderança não é um palco para exibir planos inacabados; é um processo de construção cuidadoso. Se está num projeto, numa equipa ou até mesmo a trabalhar em algo pessoal, pratique o seguinte:

  1. Guarde para si os seus objetivos mais ambiciosos: nem todos precisam saber o que queres alcançar. Alguns podem sabotar, outros podem não compreender. “Nem todos são nosso”, se dizia no meu tempo. Com o Man Cali, – que a terra lhe seja leve -, éramos sólito afirmar: “esse madie é dos nossos”, ou então é dos “malaiques”, “frasco grande”.
  2. Dê passos discretos e observe: antes de agir, estude o ambiente e as pessoas ao seu redor. Antecipe os movimentos delas enquanto mantém os seus ocultos. Malembe-malembe.
  3. Surpreenda, não prometa: fale menos, entregue mais. A surpresa é uma das maiores forças de um líder que sabe o que está a fazer.

A força do silêncio estratégico

Na Bíblia, a história de José e seus irmãos narra exatamente o poder do silêncio. José não revelou os seus verdadeiros planos quando reencontrou os irmãos no Egito. Com calma e inteligência, ele virou a situação a seu favor e salvou toda a sua família.

Já no livro Daodejing – Leitura aconselhda e recomendada para a liderança Invictus Prime –, Laozi ensina: “Aquele que sabe, não fala. Aquele que fala, não sabe.” Aqui a dica é recordar que o silêncio não é fraqueza, mas sim uma demonstração de autocontrolo e inteligência. Neste contexto, uma mente controlada torna-se a tua maior aliada; o contrário, o teu maior inimigo. Por isso o bom líder é dotato de competências invejáveis relativas a inteligencia emotiva. Ocultar as intenções começa com o domínio sobre as suas próprias emoções e pensamentos.

Liderança Integral e o Papel da Prudência

Liderar é construir. Para criar um mundo mais justo, mais unido e mais humano, é essencial que os líderes compreendam o poder da paciência e da prudência. Quando tu resguardas os teus objetivos, sonhos e ambições, evitas conflitos desnecessários e garantes que os teus esforços estejam sempre alinhados ao bem maior. Esta lei vale em todos os âmbitos da vida social.

Tolstói, em Guerra e Paz, afirmou: “A paciência e o silêncio são armas mais letais do que a espada.” O líder que age sem revelar todas as cartas cria um ambiente de respeito e admiração. Quando as pessoas não sabem o que esperar, ficam mais propensas a seguir e menos inclinadas a questionar.

Manos e Manas, ser imprevisível é ser forte. Se as pessoas não conseguem prever o teu próximo passo, você tem a vantagem. Inspirando-se a Agostinho Neto eu diria queas grandes árvores crescem em silêncio, mas quando florescem, tornam-se impossíveis de ignorar.

Como afirmei desde o início, não se trata de esconder as tuas qualidades e aptidões, mas sim de proteger o que intendes ou já estás a construir. Seja estratégico, e o mundo será moldado pelas tuas ações. Afinal, como já dizia o Daodejing: “O sábio é como a água; move-se sem ser percebido, mas molda tudo ao seu redor.”

Aqui vão às palavras-chave desta lição: prudência, estratégia, autocontrole, silêncio, liderança, sabedoria, resiliência.

EM FIM
ao aplicar esta lei, não te esqueças de que a liderança é, antes de tudo, um compromisso com o impacto positivo. Oculte as tuas intenções, surpreenda com resultados e construa o teu legado com sabedoria e equilíbrio, digno de um Invictus. Afinal, como diz-se no Kwanza Norte: “A força do rio está no silêncio com que ele molda as pedras.”

Somos aqueles por que se esperava, vamos juntos construir um mundo onde homens e mulheres como tu, pessoas formadas em integridade e estratégia, serão os agentes de uma mudança real e sustentável. E, acima de tudo, lembre-se: cada passo, mesmo oculto, deve ter como destino final o bem maior.

Desde o Morro da Kipata é tudo!

Roma, 19/12/2024

Kingamba Mwenho 

Cfr: Lei do Poder N. 1 – Nunca ofusque o mestre, o chefe, o responsável, a autoridade

Participe da Comunidade “INVICTUS PRIME – Leadership & Management” 
Grupo Facebook | Italiano, Português e Inglês
Grupo Whatsapp | Português e Inglês  
Grupo WhatsApp | Italiano

ONE FOR FUTURE

About Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *